Casa em loteamento: como planejar a construção

Feira de Santana - Village I - Lotes

Compartilhe

Planejar a construção de uma casa em loteamento pode dar bastante trabalho, mas é um investimento de tempo, dinheiro e esforço que vale a pena quando realizamos o nosso sonho. Se você está pensando em adquirir um terreno num loteamento e/ou já está planejando a construção da sua casa nele, esse artigo te dará dicas valiosas para esse projeto.

Aqui vai um passo a passo de boas práticas para você aplicar durante a edificação do seu imóvel:

Busca pelo terreno

Feira de Santana - Village I - Lotes

O primeiro passo a ser considerado é o próprio terreno em si, pois é ele que vai dar a direção para a construção da sua casa. Suas características como desnível, proporções, medidas, categorias de solo, localização, entre outras, são fundamentais para analisar o que pode ou não ser efetuado e também a forma como esse trabalho deve ser feito. 

Agora existem dois cenários: se você já possui um terreno ou está em busca de um.

Se você já comprou o terreno, essa análise partirá de como são as suas especificidades. 

Caso ainda não, é necessário analisar os terrenos a partir do que você busca de acordo com os seus interesses.

Para saber mais informações sobre um terreno, você também pode contratar um topógrafo que vai te entregar um projeto ou uma planta detalhada com todas as informações do terreno.

Outra opção ainda, é você correr atrás dessas informações e analisar as características do terreno por conta, o que, às vezes, não é muito recomendado. Isso porque será mais difícil obter esses dados com precisão.

O que recomendamos é, na hora de realizar o projeto, contratar um profissional que possa te entregar essas informações e adquirir um terreno em um loteamento.

Ao adquirir um terreno em um loteamento da sua escolha, você estará dando um grande passo em direção a uma qualidade de vida melhor e poder aproveitar os momentos com mais tranquilidade.

As urbanizadoras têm a missão de entregar espaços que permitam que as pessoas vivam próximas ao centro da cidade, mas longe da vida corrida que acaba tomando tanto o nosso tempo. 

Esses e outros benefícios você encontra morando em um loteamento Damha

Projeto da obra

Para desenvolver o projeto da obra de uma casa em loteamento, você precisará de um profissional para planejar e escolher: o número de cômodos, pavimentos e diversas outras características que sua casa terá. 

Mas afinal, qual o mais recomendado: engenheiro ou arquiteto? Na verdade, você precisará dos dois, na maioria das vezes.

De imediato, quem vai elaborar o desenho geralmente é o arquiteto, enquanto o engenheiro assumirá a responsabilidade técnica da obra e aspectos estruturais. Engenheiros também podem fazer projetos arquitetônicos, mas os arquitetos, naturalmente, são os melhores especialistas para este desenho.

Os projetos necessários para sua construção vão depender do tamanho da obra, das exigências das prefeituras e do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Dependendo você precisará do projeto estrutural, elétrico, sanitário, hidráulico, entre outros. 

Documentação

É imprescindível verificar a documentação, resolver burocracias legais e ter um alvará de construção da obra para começar. 

Isso é muito importante para dar início a construção, pois caso tenha algum problema ou documentação faltando no futuro pode acarretar problemas inclusive como a demolição da sua casa. 

Os procedimentos burocráticos devem ser cumpridos junto à prefeitura pelo proprietário, engenheiro, arquiteto ou por terceiro, mediante autorização legal. 

A documentação exigida varia bastante dependendo da cidade e prefeitura, então é recomendado que você pergunte diretamente ou, então, na secretaria municipal de urbanismo sobre os documentos necessários. 

Geralmente, você precisará da escritura, das cópias dos recibos de pagamentos do IPTU do seu terreno, das plantas que engenheiro ou arquiteto desenvolveram, da ART do engenheiro e comprovantes de pagamentos de taxas que eles solicitarem. 

Você também pode pedir auxílio para os profissionais que estejam te acompanhando nesse projeto.

Mão de obra

Agora chegou a hora de você botar a mão na massa. 

Há duas formas de você fazer isso: contratar um construtor particular ou pedreiro, mais indicado para casas mais simples e menores, o que acreditamos que não se encaixaria num projeto como uma casa em loteamento de alto padrão. 

Como segunda opção, temos as construtoras especializadas em projetos maiores. Para um projeto maior, mais complexo, precisamos da garantia de que a obra será entregue dentro do prazo prometido — o que geralmente não acontece quando se contrata um pedreiro. Para isso, existem 3 formas de contratar esses fornecedores: 

  • Por dia: o pagamento é por diária contratada para desempenhar o serviço. Não é muito recomendado, somente quando o orçamento é baixo ou quando o projeto é pequeno, porque fica mais em conta fazer assim. 
  • Por etapa: o profissional é contratado para realizar uma etapa da construção. Um bom exemplo é a fundação, nesse caso você paga um valor fixo acordado e assim, cabe a ele trazer ajudantes e funcionários. Geralmente se exige um orçamento um pouco maior e também a função de administrar o projeto, pois, ele requer sua atenção para saber se tudo está sendo feito conforme planejado.
  • Por obra fechada: muitos empreiteiros trabalham apenas com um projeto completo, sendo que às vezes, não englobam a parte elétrica ou pintura. É uma boa opção quando se tem o planejamento do projeto completo, pois assim você já sabe quanto gastará desde o início e também terá os cuidados da mesma equipe trabalhando durante todo o projeto. 

É importante também elaborar contratos com esses profissionais, detalhando prazos, entregas, serviços e quantias para evitar possíveis problemas e gastos no futuro. Lembre-se também que é importante visitar a sua obra durante a construção dela.

Execução da obra

Você deve deixar sempre na sua obra o alvará de construção e o projeto arquitetônico, pois caso a prefeitura realize uma visita e solicite uma fiscalização você deve provar que está tudo na legalidade. 

A placa do autor do projeto e o responsável técnico devem ficar visíveis para a fiscalização. Outro detalhe importante é que durante a obra é importante lembrar que será necessário água e energia, então você deve fazer a ligação com as concessionárias da sua cidade. 

Para isso elas exigem alguns itens instalados: protetor do hidrômetro e cavaletes para água, poste padrão para energia e caixa de inspeção para o esgoto. 

Os pedidos para ligar geralmente podem ser feitos pelo telefone, internet ou diretamente na concessionária. Eles solicitam documentos para realizar este processo. 

É recomendado que o terreno esteja murado ou cercado com tapumes com abertura visível para a numeração da casa para pedir a ligação. Na maioria das vezes o pedido da ligação da rede de água e esgoto devem ser simultâneos. 

Finalização da obra

Depois que tudo estiver pronto, você ainda precisa resolver algumas burocracias antes de morar na sua casa. 

Você precisa ir à prefeitura para solicitar uma vistoria para certificar que a obra está concluída, pronta para viver e então, emitir o habite-se. 

Se tudo estiver de acordo, eles emitirão esse documento. Mas ainda é necessário ir ao cartório de registro de imóveis da sua cidade com o habite-se e a planta do imóvel, para registrar que foi construída uma casa naquele terreno.

Agora você deve voltar na prefeitura, para que sua casa receba um número de cadastro e esteja totalmente legalizada. Alguns cartórios pedem o cadastro antes de registrar o imóvel ou vice-versa, fique atento para o que eles vão te solicitar.

Pronto, você já pode morar na sua casa em loteamento e está 100% legalizado para isso!

Por conta da grande quantidade de detalhes nos processos burocráticos, é muito importante seguir todos esses passos para que você não tenha problemas no futuro. 

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a saber como planejar a construção da sua casa em loteamento. 

Construa sua casa em um Damha

Somos uma das maiores urbanizadoras do país e criamos condomínios de alto padrão para você poder viver a sua vida com tranquilidade, conforto e excelência.

Desenvolvemos empreendimentos para transformar a vida das pessoas através da melhor infraestrutura para residenciais no Brasil, aliando segurança, conforto, lazer e qualidade em cada detalhe que entregamos.

Se você tem interesse em ter um espaço maior na sua residência para poder aproveitar mais a vida com família, amigos e buscar um condomínio com uma estrutura completa para viver, conheça um empreendimento Damha perto de você.

Outros Posts

Condomínios Damha

Arquitetura e decoração: 3 tendências para decorar ambientes integrados

Você sabia que ambientes integrados são uma das tendências mais populares em arquitetura e decoração nos dias de hoje. Neste blog, vamos destacar 3 tendências em arquitetura e decoração para esses ambientes. Com essas dicas, você pode criar um ambiente personalizado que traga harmonia visual e o conforto que você merece. Confira!

Interação entre colegas de trabalho. Ambos estão sorrindo e com documentos nas mãos.
Damha Galleria

Damha Galleria: um novo conceito de empreender

O Damha Galleria é um novo empreendimento de alto padrão da Damha Urbanizadora em São José do Rio Preto, que oferece uma localização estratégica e vantajosa para impulsionar negócios e investimentos assertivos. Este artigo apresenta detalhes sobre o projeto e seus diferenciais para quem busca um lugar de destaque no mercado.