Notícias

Residencial Damha I em Campos dos Goytacazes (RJ) recebe certificação AQUA

19/04/2013

Empreendimento da Damha Urbanizadora é o primeiro no Estado do Rio de Janeiro a receber o selo de sustentabilidade concedido pela Fundação Vanzolini.

O Residencial Damha I, em Campos dos Goytacazes (RJ) acaba de receber a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) – Fase Concepção, conferida pela Fundação Vanzolini. Com isso, o empreendimento da Damha Urbanizadora, que tem previsão de lançamento para o final do 1º semestre de 2013, é o primeiro e único residencial horizontal fechado no Estado do Rio de Janeiro a obter o certificado, que atesta a adoção de medidas sustentáveis. Além disso, o Damha I já havia obtido anteriormente a chancela na Fase Programa.

A certificação AQUA comprova a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento, e é expressa em 17 categorias de desempenho, distribuídas em três importantes temas - Coerência com a Malha Urbana, Preservação dos Recursos e Qualidade Ambiental, e Promoção de Proximidade Social – e avaliadas em três níveis diferentes: excelente, superior e bom.
                           

A Damha Urbanizadora obteve para o Damha I Campos dos Goytacazes quatro categorias com a indicação “excelente”, cinco com “superior” e oito com “bom”. Este é o terceiro empreendimento da empresa a receber o AQUA. O Residencial Damha Golf I e o Parque Eco Tecnológico, ambos em São Carlos, também possuem tal reconhecimento.

“Com esta certificação, esperamos oferecer a sustentabilidade de fato a todos que desejam morar em um empreendimento diferenciado, confirmando o compromisso da Damha com um desenvolvimento sustentável para todos os seus clientes, sempre em harmonia com os nossos conceitos e o meio ambiente. Este novo reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo”, explica Fernanda Toledo, Diretora de Relacionamento da Damha Urbanizadora.

Ao contrário do Damha Golf I, que está inserido dentro do complexo do Parque Eco Esportivo Damha e possui o contexto urbano criado pela empresa, o processo de certificação do Residencial Damha I precisou levar em conta o entorno urbano já existente de Campos dos Goytacazes, seu desenvolvimento e características, dentro de conceitos ambientais e sustentáveis sólidos.

Para isso, foram feitas reuniões da empresa com a prefeita Rosinha Garotinho (partido) para explicar todo o projeto e como este está inserido no contexto da cidade. “Este foi o principal desafio, de apresentar o diferencial não só de produto, mas as vantagens que uma certificação deste nível representa e o potencial que a cidade apresenta para absorver as inovações”, finaliza Fernanda.

Sobre a Damha Urbanizadora

A Damha Urbanizadora é uma empresa parte do Grupo Encalso Damha, conglomerado empresarial fundado em 1964, que atua nos seguintes segmentos: Engenharia Civil, Agronegócios, Shopping Center, Concessão de Rodovias, Energia e Empreendimentos Imobiliários.

Presente no cenário nacional desde 1979, a Damha desenvolve e executa loteamentos fechados e condomínios residenciais, reconhecidos pela alta qualidade urbanística e construtiva. Em seus projetos, aplica o que há de melhor em conceito de urbanismo no País e infraestrutura qualificada, em perfeita harmonia com o meio ambiente. Ao projetar empreendimentos que integram padrão diferenciado de moradia, lazer e segurança, a Damha transforma o cotidiano dos moradores e das cidades em que se insere.

A Damha Urbanizadora conta atualmente com 47 empreendimentos e mais de 17 mil unidades comercializadas e está presente em 14 Estados brasileiros, sendo que em seis deles – São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal – com empreendimentos já implantados. Em 2012, obteve crescimento de 67%, alcançando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 585 milhões. O land bank total é de aproximadamente 100 milhões de m².

Sobre a Fundação Vanzolini

Estabelecida e mantida pelos professores da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, desde 1967, a Fundação Vanzolini é o primeiro organismo a certificar sistemas de gestão no Brasil. Como principal certificadora da construção civil do Brasil, com mais de 17 anos de experiência no setor, integra o IQNet – International Certification Network, presente em mais de 150 países.

A Fundação Vanzolini mantém acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento da Alta Qualidade Ambiental da construção civil com o Cerqual, do grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais, e com a Certivéa, subsidiária do CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment), instituto francês, referência mundial em pesquisas na construção e responsável pela certificação de edifícios do setor de serviços.

A certificação leva em conta parâmetros técnicos, regulamentações e a normalização técnica brasileira. A metodologia, baseada na certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), é reconhecida por diversas entidades certificadoras da França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Itália e Estados Unidos, que fazem parte da SBAlliance (Sustainable Building Alliance), da qual a Fundação Vanzolini atua como membro fundador e ocupa a vice-presidência.

Mais informações:
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br); contatos com:
Marcelo Domingues: (11) 5090-3020 / marcelod@adsbrasil.com.br
Bruna Pereira – (11) 5090-3044 / brunap@adsbrasil.com.br

 




Central de Atendimento

SAC: 0800 777 1444

de segunda a sexta, das 8h às 18h

relacionamento@damha.com.br