Taxas na compra de um imóvel: tudo que você precisa saber

Feira de Santana - Village I - Portaria

Compartilhe

Comprar uma casa ou apartamento é o sonho de muitos, mas muitas vezes não sabemos exatamente quais taxas na compra de um imóvel podem surgir nesse processo. Neste artigo, vamos falar sobre esse tema relevante para muitos e explicar tudo que você precisa saber para não ter problemas. 

Taxa de corretagem, escritura pública, registro do imóvel, entre outras burocracias que esse processo envolve, podem gerar uma dor de cabeça em quem não está familiarizado com o mercado imobiliário. 

Mas fique tranquilo, que nós vamos te ajudar a entender isso e assim, comprar o seu imóvel sem preocupações.

Continue lendo para saber mais sobre o que este guia oferece!

Taxa de corretagem

A taxa de corretagem é uma das principais e mais conhecidas dentre as taxas na compra de um imóvel. Ela serve para pagar o corretor de imóveis, que é o responsável por intermediar a transação do imóvel. Essa taxa é reconhecida pelo CRECI e corresponde a 6% do valor da negociação. Esse montante deve ser pago por quem contrata o serviço de corretagem, ou seja, o proprietário atual do imóvel, não o comprador. 

Escritura pública

A escritura pública é um documento que serve como prova de uma negociação de transmissão da propriedade de um imóvel, a não ser que a casa ou apartamento seja financiado. Nesse caso, o próprio contrato de financiamento pode substituir a escritura. Diferente de outras taxas, essa é calculada dependendo do preço do imóvel e do estado em que ele está localizado, mas que geralmente fica em torno de 3 a 5% do valor venal do imóvel.

Registro do imóvel

Junto da escritura, entra no processo o registro do imóvel para informar ao cartório de notas quem é o novo proprietário legal, anexando este documento à matrícula do imóvel. Essa taxa geralmente fica em torno de 1% do valor da casa ou apartamento. Caso o imóvel tenha sido adquirido por financiamento imobiliário, o contrato deve ser juntamente registrado no ato.

ITBI

Compondo a lista de taxas na compra de um imóvel, o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis é um dos mais importantes tributos municipais cobrados por uma prefeitura. O valor desse tributo pode chegar a 3%, variando conforme a cidade. O cálculo é feito multiplicando a alíquota pelo preço real de mercado do imóvel, que pode ser consultado diretamente na prefeitura. 

IPTU

Talvez o mais famoso imposto imobiliário, chamado Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, é pago para o município e deve ser levado em conta na hora de comprar um imóvel. Esse tributo é cobrado anualmente do proprietário do imóvel, mas pode ser parcelado e pago em diferentes épocas do ano. A alíquota varia de acordo com a cidade em que a propriedade está localizada.

Taxa de cessão de contrato

Uma das taxas na compra de um imóvel envolve um momento específico, mas muito comum: quando você financiou um imóvel, mas antes de terminar o pagamento, decidiu vendê-lo. 

Esse processo pode ser um pouco burocrático caso seja feito através de empresas que cobram uma taxa de cessão do contrato como uma taxa de serviço apenas para fazer os trâmites de repasse do financiamento ao comprador do imóvel. Essa cobrança é ilegal, então é necessária muita atenção nesse momento – principalmente, quando se está comprando.

Taxas cartoriais

As taxas cartoriais são as que são pagas pelo comprador ao cartório durante o processo de compra de um imóvel. Por exemplo, para um imóvel existir legalmente, é necessário que ele tenha uma escritura. Ela define a origem do imóvel e concede o direito de propriedade sobre a casa ou apartamento. Uma vez registrada no Cartório de Registro de Imóveis da cidade, ela se torna de conhecimento público. 

Taxa de juros

Em financiamentos imobiliários, uma das taxas na compra de um imóvel são os juros, aplicados pelas instituições financeiras quando você não tem o valor total para pagar à vista. Geralmente ela acompanha a taxa Selic somada a outros encargos.

Damha Urbanizadora: facilidade na compra do seu imóvel

Agora que você já conhece melhor as taxas na compra de um imóvel, você terá menos preocupações quando adquirir a sua propriedade. Aqui na Damha, nós valorizamos a transparência e queremos proporcionar a melhor experiência de compra para que sua vida seja mais tranquila e feliz. 

Nossos empreendimentos seguem o melhor conceito urbanístico do Brasil e são feitos para quem quer viver ao máximo.

Está buscando uma urbanizadora que cria empreendimentos focados no máximo de qualidade de vida? Venha conhecer um Damha! 

Conheça nossos empreendimentos.

Nossa equipe está pronta para te receber e preparada para tirar qualquer dúvida. 

Fale com um de nossos especialistas!

Outros Posts

Condomínios Damha

Arquitetura e decoração: 3 tendências para decorar ambientes integrados

Você sabia que ambientes integrados são uma das tendências mais populares em arquitetura e decoração nos dias de hoje. Neste blog, vamos destacar 3 tendências em arquitetura e decoração para esses ambientes. Com essas dicas, você pode criar um ambiente personalizado que traga harmonia visual e o conforto que você merece. Confira!

Interação entre colegas de trabalho. Ambos estão sorrindo e com documentos nas mãos.
Damha Galleria

Damha Galleria: um novo conceito de empreender

O Damha Galleria é um novo empreendimento de alto padrão da Damha Urbanizadora em São José do Rio Preto, que oferece uma localização estratégica e vantajosa para impulsionar negócios e investimentos assertivos. Este artigo apresenta detalhes sobre o projeto e seus diferenciais para quem busca um lugar de destaque no mercado.