Vantagens em morar em casa de condomínio fechado


Casa de condomínio fechado

Existem diversos tipos de imóveis: casas, apartamentos, casas geminadas, bangalôs, entre outros. Há também diferentes formas de agrupar essas categorias. Uma delas é o condomínio fechado de casas. Você já se imaginou morando em um desses? Continue lendo esse artigo, onde vamos te apresentar as vantagens em morar em uma casa de condomínio fechado.

Para quem gosta da vida em comunidade, comprar uma casa em condomínio fechado proporciona todas as vantagens nesse sentido no dia a dia. Esse tipo de residência estimula a proximidade entre moradores por vários motivos, como ter um padrão de vida alinhado, a proximidade entre as casas e o fato de ter espaços comuns de fácil encontro entre as pessoas. Um grande exemplo disso são casais que levam seus filhos para passear ou brincar e acabam fazendo amizade. A troca de ideias para conservar o espaço comum também é bastante presente, pelo fato das pessoas pensarem no bem maior, através de conselhos e reuniões. 

Esses empreendimentos contam com áreas verdes, espaços externos para você acordar de manhã e fazer uma caminhada ou corrida, utilizar a academia, quadras de esporte para praticar alguma atividade. Além disso, seus filhos podem usar o espaço e brincar com outras crianças, tudo isso de uma forma bem agradável e com segurança.

Viver em uma casa ou apartamento na cidade também tem as suas vantagens, mas essas propriedades estão cada vez mais escassas nos centros urbanos. Sabemos que nas metrópoles são onde ficam as maiores concentrações populacionais e o aumento dela tem mudado a maneira como o mercado imobiliário passou a oferecer imóveis.

Uma grande solução para isso vem sendo entregue pelas urbanizadoras que constroem loteamentos e condomínios fechados. Neles, você tem toda a facilidade de morar em uma casa, ter a segurança de estar em um lugar com acesso controlado e, muitas vezes, próximo a facilidades ou de uma via rápida para o centro da cidade.

Confira as principais vantagens que separamos para saber se morar em uma casa de condomínio fechado é para você: 

(Detalhe: a quinta é a mais importante!)

Lazer

Ah, os momentos de lazer, não é mesmo? São os períodos que realmente nos trazem sorrisos ao brincar com os filhos, rir com amigos e desfrutar do ambiente para relaxar. 

Grande parte dos condomínios fechados contam com infraestrutura completa de lazer — e, muitas vezes, melhores que opções externas. Geralmente com piscinas, quadra de esportes como futebol, vôlei e tênis, brinquedotecas (espaço kids), entre outras. As possibilidades realmente são infinitas!

Isso é uma vantagem sem tamanho. Sem tirar seu carro da garagem, você pode levar seu filho no playground, por exemplo, ou então ir a pé à academia do condomínio sem se preocupar com pegar trânsito, caso fosse em uma academia na cidade.

A grande vantagem em qualidade de vida nesses casos se dá geralmente pela economia de tempo e mobilidade. É um grande privilégio poder ir à piscina antes do horário de trabalho e aproveitar um momento de manhã para fazer exercícios ou relaxar, isso a poucos passos da sua casa. 

Privacidade

Privacidade é um assunto que está cada vez mais em pauta na sociedade atual. Vemos pessoas compartilhando quase tudo que estão fazendo na internet, mas ainda assim prezamos muito pela nossa vida privada quando o assunto é estar em casa no nosso ambiente.

Condomínios fechados estão normalmente localizados em áreas um pouco mais afastadas do centro, o que torna eles uma opção excelente para quem busca paz e sossego. Eles também oferecem um espaçamento entre as casas que permite a margem de privacidade que você precisa.

Como a entrada e saída de pessoas e veículos é controlada, a sensação de segurança é bem maior. 

A estrutura quase sempre tem muros altos em todo seu perímetro, então você tem toda a liberdade e conforto que merece. 

Arquitetura

Para os bons apreciadores de arquitetura e paisagismo, essas residências são excelentes referências. Se você gosta de organização, limpeza e padronização, as casas em condomínios fechados são ideais para manter seu senso estético. 

Todos prezam por manter suas fachadas parecidas, além de manter quintal, jardins e gramados sempre em dia. Nós nos sentimos em casa quando entramos em um ambiente onde vemos similaridade entre os elementos. 

Tudo isso conta muitos pontos para a decisão de compra de um imóvel. Facilitando o dia a dia sem precisar se deslocar para outros lugares e sem pagar à parte por esses benefícios.

São dois os principais tipos de condomínios: um onde a construtora entrega uma casa pronta para você poder mobiliar e morar imediatamente, já contando com a planta, projeto residencial, acabamentos, detalhes e claro, toda a burocracia de documentação do projeto de construção pré aprovada. 

O segundo, que também é bastante comum, é aquele onde você compra apenas o terreno e pode construir a casa do jeito que quiser. Vale lembrar que nesse tipo é necessário seguir algumas regras de construção: altura máxima, tamanho mínimo da casa e, a depender da situação, colocar muro na frente, e/ou botar uma árvore frutífera no quintal da frente. 

Então, são por essas razões que quando entramos num condomínio fechado, a imagem que você tem é maravilhosa, pois todos os detalhes são pensados para você se sentir bem.

Senso de comunidade

Com a correria do dia a dia e a nossa rotina de trabalho, é normal não termos tempo para ter outras atividades fora das obrigações e acabamos não conseguindo socializar e desfrutar da convivência com nossos vizinhos e amigos, não é mesmo? 

Sabe aqueles churrascos de filmes americanos, onde as pessoas se reúnem de um jeito especial e a socialização é invejável? Isso pode acontecer em um condomínio fechado.

Em um condomínio como estamos falando, é possível ter mais contato com outras pessoas por conta da frequência em ambientes comuns, trazendo essa vivência, que é tão importante para a nossa saúde e bem-estar.

Assim, isso traz um sentido de ordem para o condomínio que é comum a todos: para quem prefere uma estrutura funcional ao redor; para as crianças que aproveitam de uma área de lazer, playground e espaço kids para brincar com segurança; e para os adultos, os salões de festa, espaço gourmet, academia, piscina, estrutura para prática de esportes e muito mais.

O objetivo de toda essa estrutura também é criar relacionamentos de amizade entre os vizinhos e uma comunicação mais saudável entre os condôminos.

Segurança

Lembra que no começo falamos do ponto mais importante desse artigo? Bom, aqui vai: a vantagem mais importante em morar em casas de condomínio fechado é a segurança

Esse é o maior diferencial para as pessoas que escolhem viver nesse tipo de empreendimento. 

Num condomínio fechado, as ruas e áreas de lazer são privativas, ou seja, somente moradores e convidados podem entrar e usufruir do espaço. Além disso, há uma estrutura pensada para oferecer mais segurança, como cercas perimetrais, câmeras, portaria, entre outras possibilidades.

Morar em um local seguro é mais que proteger seu patrimônio, é proteger a sua família e ter a sensação plena de descanso ao chegar em casa.

Praticidade

Ganha-se muita economia de tempo, principalmente se o condomínio está próximo a uma via rápida, onde você pode ter acesso ao centro, a uma rodovia, comércio local, facilitando o caminho até escolas e trabalho. 

A praticidade hoje em dia é um dos aspectos mais importantes para a nossa vida, já que o nosso tempo está cada vez mais escasso e dividido entre trabalho, estudos, família e vida social. Logo, esses empreendimentos são pensados justamente para atender a essas dores e desejos de grande parte da população.

Um condomínio fechado movimenta muito a economia local e traz um grande benefício para a população do bairro ou região. 

A implantação de um empreendimento desse costuma atrair vários outros empreendimentos comerciais que vão atender a essa nova demanda como padaria, farmácia, mercado, bares, restaurantes, banco, facilidades em geral.

Experiências únicas

Esse tipo de condomínio tem uma padronização que vai além de simplesmente ter um lugar para morar, geralmente as urbanizadoras e construtoras pensam em criar uma verdadeira experiência para quem vive ali.

São ideais para quem quer viver com os pontos que estamos listando aqui neste artigo. Por conta disso, mais do que oferecer uma infraestrutura completa, alguns condomínios carregam diferenciais para oferecer experiências memoráveis às pessoas. 

Como, por exemplo, o Villas Damha e Village II Feira de Santana, que contam com piscinas, quadras para diversos esportes, playground, salão social, entre outros atrativos para relaxar e aproveitar bons momentos em família.

As características de um empreendimento podem ir além do que imaginamos. Isso vai depender da classe do condomínio. Alguns residenciais de alto luxo chegam a proporcionar estruturas magníficas como grandes áreas arbóreas como parques ou então um campo de golfe para quem vive ali poder jogar.

Além do mais, como se tem muito espaço utilizável, geralmente a administração do condomínio também investe em projetos ecológicos e sustentáveis, como hortas para moradores, projetos de compostagem, estruturas para reaproveitamento da água, placas de energia solar, etc.

Controle de custos

Sobre quanto custa morar em um condomínio fechado, é importante lembrar que os valores dos serviços são divididos entre o número de unidades/imóveis. Por essa razão, esses gastos são pagos pelos condôminos e consequentemente, geram benefícios a todos que moram ali.

Alguns exemplos de custos que são direcionados ao condomínio: segurança, limpeza, manutenção dos espaços comuns, reformas, reparos nas estruturas elétricas e hidráulicas, custos de staff, etc.

Em uma casa fora de um condomínio, esses custos que são organizados pela administradora do condomínio e já passam por todo o processo financeiro e contábil, ficariam por conta do dono do imóvel pagar e fazer o gerenciamento de tudo.

Barulho

Todas as pessoas e famílias seguem rotinas diferentes, apesar de geralmente trabalharem no mesmo horário. Mas nem sempre os horários são tão concomitantes e, por vezes, o seu vizinho pode gostar de ouvir uma música alta ou fazer uma festa em dia de semana que pode causar incômodo.

Essa é uma situação muito mais comum em condomínios de prédios, mas pode acontecer quando se mora em casas fora de condomínios também.

A Lei do Silêncio, que foi criada justamente para regulamentar essas situações, estabelece que não se deve fazer barulho antes das 8 da manhã e após as 22 horas.

Para quem vive em uma casa comum, só a Polícia Militar pode ajudar a impedir que vizinhos ou pessoas na rua continuem perturbando o silêncio, desde que o morador entre em contato por telefone. 

Por outro lado, para quem quer viver em um condomínio de casas, é possível contar com uma segurança interna, às vezes uma ronda noturna e claro, o regimento interno. O descumprimento dessas normas pode resultar em advertências e multas.

Geralmente quando se mora em condomínio, uma facilidade que é oferecida, para não causar problemas diretos entre os moradores, é a de ligar para a portaria para que então eles contatem o vizinho que está fazendo barulho ou causando qualquer tipo de incômodo, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Como escolher um condomínio fechado para morar?

Se caso você tenha entendido as vantagens em morar em casas de condomínio fechado, mas ainda tenha dúvidas de como escolher de fato um lugar para morar, essas dicas podem te ajudar nesse processo:

  • Escolha suas prioridades: localização, padrão, estrutura de lazer
  • Faça uma busca e selecione as melhores opções
  • Veja os diferenciais de cada construtora e avalie a confiabilidade
  • Liste os prós e contras das suas melhores opções
  • Caso possível, visite o empreendimento ou obra para conhecer mais detalhes pessoalmente

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a escolher um condomínio fechado para morar.

Com 57 anos de história, a Damha Urbanizadora transforma a vida das pessoas e das comunidades em que está inserida, tornando-se elemento fomentador da transformação. A nossa missão é desenvolver empreendimentos urbanísticos com o melhor conceito integrado de moradia, lazer, segurança e respeito ao meio ambiente, aliado a uma infraestrutura altamente qualificada. 

Quer ter a segurança e o conforto que um condomínio fechado oferece? Conheça os condomínios Damha!